
O QUE É A TERRANEEM?
É O RESIDUAL QUE SOBRA DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE NEEM, O BAGAÇO DAS SEMENTES QUE SÃO TRITURADOS E SECOS. NELE SE ENCONTRAM OS MAIS DE 2500 PRINCÍPIOS ATIVOS , POIS NEM TODOS ESTÃO PRESENTES NO ÓLEO, O QUAL CONTÉM UMA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE AZADIRACTINA – QUE TEM AÇÃO INSETICIDA E REPELENTE.
A TERRANEEM POSSUI, ALÉM DE UMA BAIXA CONCENTRAÇÃO DE AZADIRACTINA, POIS A MAIOR PRODUÇÃO DESTE PRINCÍPIO ATIVO SAI NO ÓLEO, ELA TEM TAMBÉM UM PERCENTUAL REPRESENTATIVO DOS HOMÔNIOS CITOCININA E AUXINA. OS QUAIS EM CONJUNTO COM A GIBERELINA, JÁ PRESENTE NA SEMENTE, ATUAM NO SISTEMA SECUNDÁRIO DA PLANTA, FAZENDO COM QUE A MESMA ALCANÇE UM EQUILIBRIO EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES, PROPORCIONADO UMA MAIOR PRODUTIVIDADE, UM MAIOR ENRAIZAMENTO, ESTIMULA A PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES QUE FUNCIONAM COMO DEFESAS NATURAIS DA PLANTA.
PARA QUE SERVE A TerraNeem ?
? PARA CONTROLE DE DOENÇAS DE SOLO: EX : RHIZOCTONIAS, FUSARIUM, SCLEROTINIA, ANTRACNOSE, NEMATOIDES E SUPOSTO CONTROLE DE HERNIA DAS CRUCIFERAS.
COMO APLICAR?
NA FORMA DE CHORUME – DILUIR 1 KG DE TerraNeem EM 10 LITROS DE ÁGUA E DEIXAR DE MOLHO POR 24 HORAS, EM RECIPIENTE DE PLÁSTICO, TAMPADO.
APÓS AS 24 HRS, COAR E DILUIR EM 90 LITROS DE ÁGUA, FORMANDO 100 LITROS DE CALDA.
APÓS O PREPARO DA ÁREA COM A ADUBAÇÃO RECOMENDADA OU HABITUAL, APLICAR ESSA CALDA SOBRE O SOLO, ENCHARCANDO BEM.
EM CASO DE SEMEIO, REALIZAR A SEMEADURA 1 SEMANA DEPOIS DA APLICAÇÃO – PORQUE QUEIMA A SEMENTE- EM CASO DE PLANTIO COM MUDAS, REALIZAR O PLANTIO 3 DIAS DEPOIS DA APLICAÇÃO DA CALDA.
DESTA FORMA, TEMOS O CONTROLE DE DOENÇAS DE SOLO. UTILIZAR A CALDA EM ATÉ 8 HRS DEPOIS DE PRONTA, DEPOIS DESSE TEMPO ELA VAI PERDENDO SUA EFICIÊNCIA.
INTERVALO DE APLICAÇÕES E CONCENTRAÇÃO: DEPENDE MUITO DA INFESTAÇÃO DA ÁREA.
EM CASOS DE ALTA INFESTAÇÃO DO PATOGENO NO SOLO, DIMINUIR O VOLUME DE ÁGUA ONDE SE DILUIRÁ O CHORUME, AO INVES DE 90 LITROS DIMINUIR PARA 80-70 LITROS, DESSA FORMA TEMOS UMA CALDA MAIS CONCENTRADA O QUE AUMENTARÁ A EFICIENCIA IN LOCO DO PRODUTO.
EM CASOS DE AÇÃO PREVENTIVA, ONDE QUEREMOS IMPEDIR QUE O PROBLEMA APAREÇA, UTILIZAR A INDICAÇÃO INICIAL, E APLICAR A CADA 45 DIAS EM CASOS DE PLANTAS DE CICLO MAIS LONGO, EX. MORANGO, CAFÉ, PIMENTÕES, ETC.
EM CULTURAS DE CICLO CURTO, EX. ALFACES, REPOLHO, ETC, FAZER DUAS APLICAÇÕES NO CICLO.
? PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS UTILIZAR A DOSE DE 1,5 A 2 % DO PESO DO SUBSTRATO, MISTURAR AO SUBSTRATO E MONTAR AS BANDEJAS
DIMINUIR 1/3 DA DOSE DAS ADUBAÇÕES NITROGENADAS DEPOIS, DEVIDO AO N CARBONACEO PRESENTE NA TORTA, AS MUDAS SE DESENVOLVEM MAIS RAPIDAMENTE DESDE A GERMINAÇÃO. CASO NÃO DIMINUA A DOSE DOS NITROGENADOS, OCORRERÁ O ESTIOLAMENTO DAS MUDAS, E POSTERIOR TOMBAMENTO DAS MESMAS.
NESTE CASO, AS MUDAS JÁ DESENVOLVERÃO AS SUBSTÂNCIAS ANTI OXIDANTES DESDE SUA GERMINAÇÃO, SENDO MAIS RESISTENTES AS DOENÇAS DE VIVEIRO DEPOIS, ALÉM DO SISTEMA RADICULAR MAIS DESENVOLVIDO, O QUE PROPORCIONARÁ UM MAIOR PEGAMENTO NO TRANSPLANTE NO CAMPO.
? ADUBAÇÃO DE BASE
UTILIZAR A DOSE DE 20 GR/PLANTA NA ADUBAÇÃO DE BASE
NESTE CONTEXTO, TEMOS UMA MAIOR PROTEÇÃO NA RIZOSFERA DA RAIZ POR UM PERÍODO MAIS PROLONGADO, DIFERENTE DO USO NO CHORUME, ONDE TEMOS O RESULTADO IMEDIATO DA AÇÃO DA CALDA SOBRE OS PATOGENOS DO SOLO, NESTA FORMA DE APLICAÇÃO, DEVIDO A DEMORA DA LIBERAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS CONTROLADORAS DE FUNGOS E BACTÉRIAS, POIS TAL LIBERAÇÃO DEPENDERÁ NESTE CASO DA UMIDADE E TEMPERATURA, TEMOS AÍ UM EFEITO MAIS PREVENTIVO QUE CURATIVO(CHORUME).
REALIZAR COBERTURAS A CADA 2 MESES.
SE FOR FRUTIFERAS USAR 100-200 GR/COVA.
? POTENCIALIZADOR DE ADUBOS NITROGENADOS – UREIA E DEMAIS NITROGENADOS.
UTILIZAR A DOSE DE 12,5 KG/há – 5% DA ADUBAÇÃO TOTAL.
NESTE CONTEXTO, SUA FINALIDADE É A DE ELIMINAR AS BACTERIAS NITRIFICADORAS DO SOLO, AUMENTADO A DISPONIBILIDADE DE N DO ADUBO.
INCORPORAR AO ADUBO E APLICAR NO SOLO.
SEMEAR EM SEGUIDA.